Como ser criativo ao fazer seu currículo?

Criar seu currículo de forma criativa pode ser seu diferencial perante os outros candidados

A forma mais conhecida de candidatar-se a uma vaga, seja ela de trabalho, estágio ou oportunidade de estudo é através do currículo. Esse documento padrão é onde o candidato apresenta suas informações pessoais, suas competências, sua formação, suas experiências e suas aspirações profissionais e é através dele que o mesmo constrói seu perfil diante da empresa ou instituição e é assim avaliado.

Com frequência esse currículo é apresentado nos moldes mais tradicionais. Um documento impresso em folha padrão A4, dividido em sessões apresentando as informações pertinentes do candidato. Em geral se confecciona o currículo de modo a valorizar as qualificações do candidato e buscando organizar o conteúdo de modo sucinto, uma vez que não deve ser um documento muito extenso.

Entretanto, com o avanço da indústria criativa e com a valorização da capacidade criadora dos funcionários nas mais diversas áreas o currículo já vem se configurando enquanto um importante espaço para que o candidato apresente de antemão esse talento e capacidade criadora. Diante disso, temos assistido a possibilidade de existência de currículos em outros moldes, fugindo daquele formal documento impresso padronizado.

Como fazer um currículo diferente dos demais?

criatividadeA confecção de um currículo criativo, portanto, pode representar um grande avanço a muitas vezes faz com que o candidato ganhe pontos par ao momento da entrevista que pode se seguir. Sabemos que é possível inovar na elaboração de um currículo mesmo para impressão: organizando as informações de maneira dinâmica, valorizando capacidades e dando especial atenção a diagramação e a organização gráfica do mesmo.

Entretanto, diante dos recursos de criação a que temos acesso atualmente, quando pensamos em currículo criativo já podemos pensar em inúmeras possibilidades para essa realização.  Essas tendências inovadoras tem avançado com o passar dos anos, mas vale lembrar que independendo do formato a principal preocupação deve ser com o conteúdo apresentado no mesmo.

Maneiras de diferenciar seu currículo, seja ele um currículo lattes ou um currículo vitae

Vídeos, blogs, páginas pessoais, linkedin e tantos outros suportes tem sido escolhidos para esses novos formatos de currículos.  Através deles os candidatos podem se apresentar de forma diferente e criativa, o que demonstra uma ligação coma tecnologia e capacidade de atualização e criação, que são características muito valorizadas atualmente pelas empresas.

Nesses novos moldes de currículo o candidato pode, além de mostrar suas competências, experiências e formação; ressaltar seus interesses, sua personalidade e mostrar segurança e desenvoltura. É uma nova forma de apresentar-se e pode ser explorada de diferentes maneiras. A possibilidade de explorar um pouco mais o lado pessoal, além do profissional, nesses currículos criativos pode ser interessante, mas merece especial atenção.

Não se deve esquecer da finalidade desse currículo, que continua sendo a busca por uma determinada vaga. Desse modo, a exploração do lado pessoal deve ser comedida, respeitando os limites e especialmente observando o perfil da empresa e/ou instituição a que se direciona. Independente de qualquer coisa vale usar do bom senso e lembrar que o foco principal é a apresentação de seu perfil profissional.

Conclusão os currículos criativos

É importante ficar atento ao perfil do alvo a que direcionamos nosso currículo no momento de decidir pela confecção de um currículo criativo. Assim podemos escolher o formato que possa funcionar melhor de acordo com nossas intenções e a procura da empresa e estar também atento para momento em que um currículo tradicional seja mais funcional. Em qualquer um dos casos devemos dar especial atenção para o conteúdo para que apresentemos tudo que seja relevante de forma eficiente e sem erros que possam prejudicar nossa imagem logo neste primeiro contato.

Filed in: Como fazer seu currículo de forma criativa? Tags: , , ,

Você pode gostar de:

Currículo para o primeiro emprego – Como fazer? Currículo para o primeiro emprego – Como fazer?

Leave a Reply

Submit Comment

© 0265 Plataforma Lattes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Plataforma Lattes.