Currículo para o primeiro emprego – Como fazer?

Está atrás de seu primeiro emprego e ainda não fez seu currículo? Nós vamos ajudar!

primeiro empregoEm busca do primeiro emprego muitos jovens se preocupam em encontrar a forma mais eficiente de elaborar um currículo para concorreram a uma vaga. Este caminho traz muitas dúvidas e muitos receios, por ser uma experiência nova neste momento de ingresso no mercado de trabalho e por depender disso seu sucesso ao conseguir este primeiro emprego que muitas vezes não é fácil de ser obtido.

Existem diversas formas de se construir um currículo e diversos modelos a serem seguidos, cabe portanto ao candidato utilizar-se do bom senso na escolha da forma como serão organizadas as informações pessoais e profissionais nesse documento de forma sucinta e eficiente.

No caso da busca pelo primeiro emprego temos que respeitar algumas especificidades e traçar algumas estratégias para que este currículo venha a surtir o efeito esperado. A primeira preocupação de quem busca o primeiro emprego é a ausência de experiência no trabalho, e o fato de esta ser uma informação importante na construção de um currículo gera muitas dúvidas.

Mudanças a serem feitas em currículos para o primeiro emprego:

Portanto, quando se está construindo um currículo para candidatura ao primeiro emprego, e na ausência de experiências anteriores não se deve simplesmente elaborar o currículo da mesma forma com a exceção dessa informação. Nesse caso é importante que o currículo possa valorizar outras competências desse candidato que não conta ainda com experiências anteriores para relatar.

Nessa situação, o candidato deve procurar ressaltar outras características que possam ser decisivas para a conquista dessa primeira vaga. Experiências como estagiário são extremamente válidas e devem sim ser colocadas nesses currículos, mas quando estas também inexistem o currículo deve ressaltar outros pontos favoráveis para a contratação desse candidato.

São de grande importância informações sobre a formação do candidato, assim os cursos e especializações do mesmo devem ter lugar neste documento, explicitando o nível de conhecimento no qual o candidato se insere e por conseguinte as competências que podem ser confiadas ao mesmo.

Outra informação muito importante num currículo confeccionado para a busca do primeiro emprego é quanto às habilidades desse candidato. É valido apresentar competências como capacidade de liderança, disponibilidade para trabalho em equipe, autonomia e outras características que possam ser de interesse da empresa.

Considerações finais acerca do curriculum para o primeiro emprego

Além disso, o candidato ao primeiro emprego deve demonstrar-se seguro e interessado na vaga pretendida e isso já pode ser apresentado no próprio currículo. Para tanto é necessário que o currículo seja organizado de forma direcionada a uma vaga específica e que a pretensão à mesma seja explicita desde o início.

Dessa forma o candidato mostra-se decidido a desempenhar determinada função, e essa determinação é um ponto que na maioria das vezes é bastante valorizado pelos contratantes. Essa escolha pela vaga a se candidatardeve impreterivelmente ser condizente com as informações apresentadas no currículo.

Essas são dicas válidas para a elaboração de um currículo eficiente para a busca do primeiro emprego e por fim vale lembrar que não é interessante apresentar informações além daquilo que possa ser de interesse dos responsáveis pela análise. O currículo deve ser um documento sucinto, apresentando apenas aquilo que possa ser relevante para a  atuação na vaga pretendida.

Filed in: Currículo para o primeiro emprego Tags: , , , ,

Você pode gostar de:

Como ser criativo ao fazer seu currículo? Como ser criativo ao fazer seu currículo?

Leave a Reply

Submit Comment

© 2016 Plataforma Lattes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Plataforma Lattes.