Dicas para se conseguir emprego através do Currículo!

Currículo X Emprego

Não há mais como negar que estamos mergulhados em um mundo capitalista,  globalizado e, como consequência disso, impressionantemente dinâmico. Cabe a nós, meros mortais, nos adaptarmos a ele fazendo uso das tecnologias e facilidades proporcionadas pela ciência, a fim de tirarmos o máximo de proveito do ambiente ao qual estamos inseridos. E isto também funciona no momento de se conseguir um emprego, começando pela forma de entrega do currículo. E é por isso que decidimos dividir com o leitor algumas dicas de suma importância para se conseguir o emprego almejado com o auxílio do currículo.

Entregar o currículo pessoalmente ou via internet?

É mais do que óbvio que o contato pessoal entre o candidato e a empresa sempre e, sem sobra de dúvidas, estará em um nível mais sofisticado que o envio do currículo via e-mail. O contato pessoal proporciona geralmente uma maior credibilidade e um primeiro passo a obter certa intimidade com a empresa/organização, o que não ocorre em uma comunicação via e-mail.

Mas a distribuição em massa de currículo pela internet também apresenta seu lado positivo, afinal, quando você conseguiria, pessoalmente, entregar 100 currículos ao mesmo tempo? Bem, talvez muitas empresas/organizações acabem nem se dando ao trabalho de ler o que foi enviado por você, mas o inverso também pode ocorrer e a sua oportunidade pode estar logo ali, a um clique de distância.

Além do mais, a alternativa de envio pela internet do currículo para as empresas, está se mostrando, cada vez mais, uma forte aliada dos candidatos, haja vista que, além das organizações terem começado a observar essa prática de uma maneira bastante positiva, não se pode negar que a internet agiliza o processo e possibilita que o currículo esteja armazenado em um banco de dados mais seguro dentro das empresas, aumentando assim, as chances do candidato à vaga em uma data futura. Essa ferramenta moderna tem se tornado a principal e mais rápida forma de busca de empregados pelas companhias, por isso, a primeira importante dica é: utilize a tecnologia a seu favor.

Que informações colocar no currículo?

Na hora de fazer um perfil profissional muitas pessoas ficam inseguras sobre quais informações colocar. Isso é normal, não existe receita dada como perfeita para tal, mas algumas mudanças são capazes de transformar um  currículo “pobre” em um que pode te levar ao tão sonhado cargo. Sendo o Curriculum Vitae o   cartão de visitas do profissional e o primeiro instrumento capaz de fornecer uma imagem do candidato ao selecionador, é importante que contenha informações básicas sobre formação educacional, funções e cargos exercidos dentro das empresas já trabalhadas, ou se caso for, como trabalhador autônomo e pretensão ao posto ou tipo de atividade que deseja exercer. Ao elabora-lo as habilidades e competências do candidato devem ser identificadas sempre de maneira clara e objetiva (as empresas não costumam ter tempo nem paciência para tentar “adivinhar” o que seu currículo quer dizer em determinada afirmação, então seja sempre o mais claro possível).

O currículo deve ser uma propaganda positiva (mas não falsa) do profissional, uma fonte de informações direta sobre seus objetivos profissionais e deve ser adequado à vaga pretendida e atualizado de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Outras dicas que podem melhorar o currículo: as informações sobre as experiências profissionais devem ser colocadas em ordem decrescente, ou seja, seu último emprego ou o atual deve vir no topo da lista, se as funções realizadas em cada empresa forem parecidas, coloque esses dados no campo de sua qualificação, é importante destacar os resultados obtidos em cada local em que já trabalhou e as atividades extras profissionais só devem estar inseridas se forem atuais.

Ter um currículo sincero conta muitos pontos, acredite!

Além do mais, é muito importante que todos os dados do currículo sejam precisos e verdadeiros, pois grande parte das empresas costuma checar as informações na entrevista. Informações agressivas ou pouco éticas não devem ser usadas. Por fim, lembre-se, fazer um currículo pode ser uma tarefa árdua, mas se feita de maneira correta pode gerar resultados que podem mudar o rumo da sua vida!

Filed in: Dicas para se conseguir emprego através do Currículo! Tags: , , , ,

Você pode gostar de:

Diferença entre curriculum Lattes e curriculum Vitae Diferença entre curriculum Lattes e curriculum Vitae

Leave a Reply

Submit Comment

© 2016 Plataforma Lattes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Plataforma Lattes.