Diferença entre curriculum Lattes e curriculum Vitae

Curriculum Lattes X Curriculum Vitae

Muito se discute sobre as principais diferenças entre o curriculum Lattes e o Vitae. Alguns indivíduos inclusive imaginam que ambos são iguais e devem representar a mesma coisa. De fato, os dois tentam explicitar sobre as experiências vividas sobre certo indivíduo, mas para os que pensam que ambos devem ser produzidos da mesma maneira, desde já solicito que preparem suas mentes para uma quebra de paradigma, pois tratam de assuntos bastante diversos, os quais já foram analisados brandamente na matéria sobre a importância da plataforma Lattes e serão vistos com maior profundidade a partir de agora.

A plataforma Lattes e a sua riqueza de informações

A plataforma Lattes tornou-se indispensável, devido à riqueza de informações e facilidade para ser manuseado e atualizado. Sendo um currículo cheio de detalhes, espera-se que seja mais longo, para um profissional com pouca experiência o ideal são de duas a quatro páginas, já para um profissional bastante experiente o Lattes pode conter até sete páginas. Em geral, espera-se que um Lattes tenha uma ou duas páginas para um profissional que está entrando no mercado de trabalho, de duas a quatro páginas para um profissional com alguma experiência, e até umas sete páginas para um profissional experiente. Não importa o quão experiente você é o seu Lattes não deve exceder dez páginas. Esse tipo currículo é ideal para profissionais na área de pesquisa acadêmica, mas nada impede que possa ser feito por qualquer pessoa, haja vista que muitas empresas estão solicitando este tipo de currículo.

O curriculum Vitae e a presença indispensável de informações básicas

Já o Curriculum Vitae, proveniente do termo latim de significado “trajetória de vida” é um documento do tipo histórico, que relata o caminho educacional e/ou acadêmico e as experiências profissionais de uma pessoa, demonstrando assim, as habilidades e competências do candidato à vaga. Pode ser abreviado para CV, ou simplesmente currículo. Esse documento tem como objetivo apresentar o perfil da pessoa para as empresas, sendo uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato de emprego descreve suas vivências no âmbito profissional, sua formação acadêmica, dados pessoais, e em alguns casos até algumas de suas qualidades. Hoje, o currículo é a maneira como a maioria das empresas preenche suas vagas de trabalho. Ele é o cartão de visitas para o mercado de trabalho.

Dicas fundamentais sobre o que deve estar presente em um currículo Vitae

Não há um modelo certo, cada um acaba o fazendo como acha melhor, porém algumas informações básicas sempre devem estar presentes, como dados para contato, experiências profissionais do candidato, formação acadêmica, cursos realizados, podendo ser de línguas, informática, programas de computador, entre outros. O Curriculum Vitae é ideal para profissionais que desejam encontrar um emprego, independente da quantidade de experiência, esse currículo serve como uma apresentação à empresa.

Filed in: Curriculum Lattes X Curriculum Vittae Tags: , , , ,

Você pode gostar de:

Dicas para se conseguir emprego através do Currículo! Dicas para se conseguir emprego através do Currículo!

Leave a Reply

Submit Comment

© 6023 Plataforma Lattes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Plataforma Lattes.