Qual é a importância da Plataforma Lattes?


A plataforma Lattes e sua importância

Hoje o sistema disponibilizado pela Plataforma Lattes é referência em armazenamento de dados, cruzamento de informações, e já se tornou parte do cotidiano de trabalho daqueles que se envolvem nos projetos das principais agências de fomento e daqueles que estão engajados na área de pesquisa e docência em instituições de ciência e tecnologia. Programas de iniciação científica e tecnológica e programas de pós-graduação, especialmente, contam com a eficiência desse sistema para a avaliação de docentes e discentes em temos de currículo e avaliação de produtividade de modo a direcionar seus subsídios para determinados projetos e instituições.

Ao longo dos anos, muitas evoluções foram possíveis nesse sistema, e hoje ele contempla inúmeras possibilidades, permitindo que através de consultas ao seu banco de dados e cadastros as instituições interessadas sejam capazes de ter fácil acesso, visão e avaliação dos docentes e discentes cadastrados contemplando pontos de grande importância. Por exemplo, através do Lattes torna-se possível delinear uma imagem institucional através do conhecimento acerca do volume de produções, pesquisas, projeto e orientações em andamento na mesma. É possível também que esse conhecimento colabore para a formação de grupos de trabalho e pesquisa, uma vez que se torna mais simples ter informações sobre pesquisadores que trabalham em áreas afins e assim estabelecer contato. Além disso, torna-se possível ainda traçar um perfil dos pesquisadores através de seus currículos, diagnosticando-o dentro de sua área de atuação. É ainda uma importante ferramenta no que tange a possibilidade de avaliar o trabalho do sujeito cadastrado enquanto pesquisador, uma vez que todas as informações relevantes acerca de sua carreia e suas produções devem constar nesse sistema.

A plataforma Lattes, sua abrangência e riqueza em detalhes

A presença cada vez maior no cotidiano da vida do pesquisador, faz com que se torne algo essencial nesse meio. Quanto a isso, sabemos que a plataforma lattes, por possibilitar consultas de qualquer localidade faz com que seja aumentada a visibilidade da produção docente, promovendo esse intercambio entre pesquisadores e grupos de pesquisa. Além disso, alarga-se a possibilidade de concessão de participações em eventos científicos e a participação em projetos em geral, uma vez que esse currículo é a principal porta para a avaliação que precede a concessão desses benefícios. Os órgãos de fomentos de maneira geral fazem essa consulta através do currículo Lattes para a avaliação de produção científica, que é de suma importância para esse processo.

A difusão desse sistema já é tamanha que não raro, procurando um emprego ou estágio, é possível perceber que algumas pessoas e empresas solicitam o currículo Lattes em vez do curriculum vitae. Embora muitas vezes algumas pessoas se arrisquem a assumir que estes são diferentes termos, algumas diferenças precisam ser destacadas.

Neste sentido, o currículo Lattes se propõe à construção da imagem de sua vida e sua trajetória profissional e especialmente acadêmica. Deste modo, ele não se volta para a narração de suas experiências profissionais e suas habilidades, mas sim para suas produções, áreas de atuação e experiência no sentido do âmbito de pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia.

Além dessa diferença básica, o que se espera de um currículo Lattes é que ele contenha mais detalhes, o que faz com que o mesmo torne-se um pouco mais longo. Vale ressaltar ainda que a exigência desse tipo de currículo em especial ocorre quando a vaga pretendida é algo na área acadêmica, ou estágios na mesma área ou em editais referentes à concessão de bolsas de pesquisa.


© 2016 Plataforma Lattes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Plataforma Lattes.